Resumo sobre os negócios de hidrogênio da Honda - Expansão do negócio de hidrogênio com vendas externas

Postado em: 30/06/2023

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Resumo sobre os negócios de hidrogênio da Honda - Expansão do negócio de hidrogênio com vendas externas
Como o centro de seu negócio de hidrogênio, a Honda avançará ainda mais em seu sistema de célula de combustível. Com o sistema de célula de combustível de próxima geração sendo co-desenvolvido com a General Motors (GM), a Honda pretende mais que dobrar a durabilidade*1 e reduzir o custo para um terço. Depois de atingir essas metas com a GM, a Honda continuará sua pesquisa fundamental sobre futuras tecnologias de células de combustível para dobrar a durabilidade novamente e reduzir pela metade o custo*2 do nível recém-reduzido.


A Honda identificou quatro campos principais para a utilização de seu sistema de célula de combustível: veículos com célula de combustível (FCEV), veículos comerciais, estações de energia estacionárias e maquinário de construção, e se envolverá ativamente em colaboração com outras empresas.
Na área de veículos comerciais, além de realizar pesquisas conjuntas sobre caminhões pesados com célula de combustível com a Isuzu Motors Limited, a Honda iniciou testes de direção de demonstração de caminhões comerciais equipados com o sistema de célula de combustível de próxima geração em colaboração com Dongfeng Motor Group Co., Ltd.

Em meados da década de 2020, a Honda iniciará as vendas externas de seu sistema de célula de combustível no patamar de 2.000 unidades por ano com um plano de expandir as vendas em etapas. A Honda se esforçará para aumentar vendas para 60.000 unidades em 2030 e para algumas centenas de milhares de unidades por ano na segunda metade da década de 2030.
A Honda continuará a pesquisar e desenvolver no futuro com o objetivo de utilizar suas tecnologias de hidrogênio, como um sistema de célula de combustível e tecnologias de eletrólise de água de alta pressão diferencial no campo da tecnologia espacial.
*1 Em comparação com o sistema de célula de combustível instalado no Honda Clarity Fuel Cell 2019

*2 Em comparação com o sistema de célula de combustível de próxima geração desenvolvido em parceria com a GM.

TÓQUIO, Japão, 2 de fevereiro de 2023 - A Honda realizou hoje uma coletiva de imprensa sobre suas iniciativas de negócios de hidrogênio. No evento estiveram presentes os seguintes executivos da Honda: Shinji Aoyama, Director and Senior Managing Executive Officer; e Arata Ichinose, Operating Executive, Head da Unidade de Supervisão de Desenvolvimento de Negócios (Business Development Supervisory Unit).

Resumo da apresentação:

As iniciativas da Honda para expandir o uso de hidrogênio, um passo em direção a uma sociedade neutra em carbono
A Honda está se esforçando para alcançar a neutralidade de carbono para todos os produtos e atividades corporativas nas quais está envolvida até 2050. Visando o "impacto ambiental zero" não apenas de seus produtos, mas também de todo o ciclo de vida do produto, incluindo suas atividades corporativas, a Honda está focando nas seguintes áreas como os "três pilares" de suas iniciativas: "neutralidade de carbono", "energia limpa" e "circulação de recursos". Em suas iniciativas, a Honda posiciona o hidrogênio como um dos portadores de energia de alto potencial, juntamente com a eletricidade.

O "ciclo de circulação do hidrogênio", que começa com energia renovável, consiste em três fases: "gerar", "armazenar/transportar" e "usar". Mais especificamente, com o uso da tecnologia de eletrólise da água, a eletricidade derivada de fontes de energia renováveis pode ser convertida em "hidrogênio verde*3", tornando-a menos suscetível a flutuações na geração de energia devido à sazonalidade e às condições climáticas, e torna-se possível transportar a energia para onde ela é necessária na forma de hidrogênio verde por meio de métodos apropriados, como transporte por terra, mar e dutos.

A Honda expandirá as aplicações de seu sistema de célula de combustível, o centro da tecnologia de hidrogênio da Honda, não apenas para veículos a célula de combustível (FCEVs), mas também para várias aplicações internas e externas, servindo, assim, para estimular a demanda por hidrogênio e facilitar a neutralidade de carbono da sociedade através do uso de hidrogênio.

*3 Hidrogênio produzido pela eletrólise da água utilizando energia renovável, que não emite CO2 durante o processo de produção.

Maior avanço do sistema de célula de combustível, o centro da tecnologia de hidrogênio da Honda
A Honda foi uma das primeiras empresas a focar no potencial do hidrogênio para a realização de uma sociedade neutra em carbono e vem conduzindo pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de hidrogênio e FCEVs por mais de 30 anos. Desde 2013, a Honda tem trabalhando com a GM no desenvolvimento conjunto do sistema de célula de combustível de próxima geração.

Avanço do sistema de célula de combustível

Em 2024, na América do Norte e no Japão, a Honda lançará um modelo FCEV equipado com o sistema de célula de combustível de última geração desenvolvido em conjunto com a GM. Enquanto custo e durabilidade são vistos como desafios típicos que precisam ser enfrentados para facilitar o uso generalizado de sistemas de célula de combustível, este sistema de célula de combustível de próxima geração, que alavanca o conhecimento, o "saber fazer" e economias de escala de ambas as empresas, reduzirá o custo para um terço em comparação com o custo do sistema de célula de combustível do Honda Clarity Fuel Cell 2019.

Esta significativa redução de custos foi alcançada por várias medidas, incluindo a adoção de materiais inovadores para eletrodos, avanço de uma estrutura de vedação celular, simplificação do equipamento de suporte ("balanço da usina", termo geralmente usado no contexto da engenharia de energia) e melhoria da produtividade. Além disso, a durabilidade do sistema foi duplicada pela aplicação de materiais resistentes à corrosão e supressão controlada da deterioração, e a resistência a baixas temperaturas também foi aumentada significativamente.

Com base nessas conquistas por meio do co-desenvolvimento com a GM, olhando para o futuro por volta de 2030, quando se espera que o uso de células de combustível comece a avançar em direção à popularização total, a Honda iniciou pesquisas fundamentais sobre tecnologias futuras de células de combustível com metas de reduzir pela metade o custo e dobrar a durabilidade em comparação com o sistema de célula de combustível desenvolvido em conjunto com a GM. Ao fazê-lo, a Honda está se esforçando para concretizar a usabilidade e o custo total que permitirão que o sistema de célula de combustível esteja no mesmo nível dos motores a diesel convencionais.

Utilização de tecnologias de hidrogênio no campo da tecnologia espacial

A Honda está realizando pesquisas e desenvolvimentos avançados de tecnologias de hidrogênio enquanto prevê o uso no espaço sideral, outra área potencial onde as tecnologias de hidrogênio podem ser utilizadas. Além de água e comida, as pessoas precisam de oxigênio, bem como hidrogênio para combustível e eletricidade para várias atividades que sustentam a vida no espaço. Para permitir a sustentabilidade nas atividades espaciais, é necessário reduzir ao máximo a necessidade de reabastecimento desses recursos da Terra. Uma das soluções para este desafio é criar um sistema circulante de energia renovável, que combina um sistema de eletrólise de água de alta pressão diferencial que produz oxigênio e hidrogênio usando energia solar para eletrolisar a água e um sistema de célula de combustível que gera eletricidade e água a partir de oxigênio e hidrogênio.

Para criar esse sistema, a Honda realizou pesquisa e desenvolvimento conjunto com a Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA) durante o período dos anos fiscais de 2021 e 2022 (período encerrado em 31 de março de 2022). Além disso, em 2022, a Honda assinou um contrato*4 de pesquisa e desenvolvimento com a JAXA referente ao "sistema circulante de energia renovável" projetado para fornecer eletricidade para manter a funcionalidade da vida espacial e diversos sistemas de veículos exploradores lunares (lunar rovers). Com base neste contrato, a Honda será autorizada pela JAXA para inicialmente conduzir estudos conceituais, para depois desenvolver um protótipo em estágio inicial*5, até o final do ano fiscal de 2024, que termina em 31 de março de 2024.

*4 - Contrato relativo ao estudo de conceito e prototipagem de elementos funcionais para o sistema de célula de combustível regenerativa de um veículo explorador lunar pressurizado tripulado. Um sistema de célula de combustível regenerativa consiste em um sistema de eletrólise de água e um sistema de célula de combustível. Um sistema de eletrólise de água eletrolisa a água para produzir oxigênio e hidrogênio, e um sistema de célula de combustível gera eletricidade de hidrogênio para oxigênio. O sistema de célula de combustível regenerativa da Honda é chamado de "sistema circulante de energia renovável", pois apresenta o sistema de eletrólise de água de alta pressão diferencial original da Honda.

*5 - Os sistemas a serem usados no espaço sideral são normalmente desenvolvidos por meio da construção de protótipos em etapas, como um modelo de breadboard (placa de ensaio com furos e conexões condutoras para montagem de circuitos eléctricos experimentais), modelo de engenharia e modelo de voo, dependendo do estágio de desenvolvimento.

3) Iniciando as vendas externas e ampliando as aplicações do sistema de célula de combustível

À luz das tendências ambientais no mundo, a Honda continuará expandindo a aplicação de seus sistemas de células de combustível, o centro da tecnologia de hidrogênio da Honda, além de seus FCEVs para contribuir para a realização de uma sociedade neutra em carbono.

Para esse fim, a Honda iniciará as vendas externas da próxima geração de módulos do sistema de célula de combustível em meados da década de 2020.

A Honda prevê o nível inicial de vendas de 2.000 unidades por ano e vai se esforçar para expandir as vendas em etapas, com metas de aumentar as vendas para 60.000 unidades em 2030, e algumas centenas de milhares unidades por ano até a segunda metade da década de 2030.

Quatro campos principais

Devido às características únicas do hidrogênio, que pode armazenar e transportar energia em alta densidade e encher o tanque rapidamente, espera-se que o sistema de célula de combustível seja particularmente eficaz como fonte de energia para produtos de mobilidade de grande porte e infraestrutura de grande escala, bem como para produtos de mobilidade que requerem reabastecimento rápido onde é difícil ser alimentado por baterias. Além disso, várias unidades do sistema de célula de combustível podem ser conectadas em paralelo para obter maior rendimento. Com base nessas características e pontos fortes, a Honda identificou quatro campos principais para aplicações de seu sistema de célula de combustível para a fase inicial de entrada no negócio de hidrogênio: modelos Honda FCEV, veículos comerciais, estações de energia estacionárias e máquinas de construção e começou a desenvolver negócios de hidrogênio direcionados a clientes empresariais (B2B).

FCEVs

A Honda planeja iniciar as vendas do novo modelo FCEV em 2024 na América do Norte e no Japão. Este modelo será baseado no CR-V apresentado no ano passado na América do Norte e equipado com o sistema de célula de combustível de próxima geração. Além das vantagens do FCEVs, que permite a condução de longa distância com curto tempo de reabastecimento, este novo modelo FCEV irá apresentar uma função plug-in, que oferece a conveniência dos elétricos que podem ser recarregados em casa.

Veículos comerciais
No Japão, a Honda planeja iniciar testes de demonstração em vias públicas de um protótipo de caminhão pesado movido a célula de combustível que está sendo pesquisado em conjunto com a Isuzu Motors Limited, antes do final do próximo ano fiscal de 2024 (terminando em 31 de março de 2024).

Na província de Hubei, China, em janeiro de 2023, a Honda iniciou testes de condução de demonstração de caminhões comerciais equipados com o sistema de célula de combustível de próxima geração em colaboração com Dongfeng Motor Group Co., Ltd.

Estações elétricas estacionárias
Nos últimos anos, os requisitos de energia dos data centers têm crescido rapidamente devido à expansão da computação em nuvem e da utilização de big data, e à necessidade de energia de fontes de backup tem aumentado sob a perspectiva do planejamento de continuidade de negócios (BCP).

Para acomodar tais necessidades, a Honda irá propor a aplicação de seus sistemas de célula de combustível na área de geração de energia, começando pela aplicação como uma fonte de reserva de energia limpa e silenciosa.

Como primeiro passo, uma central estacionária de célula de combustível, com capacidade aproximada de 500kW, que reutiliza sistemas de célula de combustível de veículos Honda Clarity Fuel Cell, foi instalada no campus corporativo da American Honda Motor Co., Inc. na Califórnia, EUA

A operação de demonstração da estação como fonte de energia de backup para o data center começará no final deste mês. Após este teste, a Honda começará a aplicar tecnologias estacionárias de estações de células de combustível para fábricas e centros de dados da Honda em todo o mundo, por meio dos quais a Honda também se esforça para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em suas operações.

Máquinas de construção
A Honda tomará a iniciativa de aplicar seu sistema de célula de combustível primeiro a escavadeiras e pás carregadeiras, que representam um grande segmento do mercado de máquinas de construção, contribuindo para a realização da neutralidade de carbono para máquinas de construção.

Com relação ao abastecimento de hidrogênio para máquinas de construção, que é considerado difícil de manusear apenas com estações estacionárias convencionais de hidrogênio, a Honda trabalhará com associações da indústria de construção e partes interessadas para solucionar o desafio.

Expansão da cadeia de valor

Para que mais empresas utilizem ativamente os sistemas de células de combustível, é importante resolver questões como a redução do investimento em desenvolvimento e horas de trabalho para instalação, suprimindo o custo total e garantindo um suprimento estável e caro de hidrogênio. A Honda oferecerá não apenas suporte de desenvolvimento para adaptar seu sistema de célula de combustível aos produtos dos clientes, mas também suporte operacional, como manutenção pós-venda e um fornecimento estável de hidrogênio, contribuindo assim para os esforços dos clientes em direção à neutralidade de carbono.

4) Iniciativas para o estabelecimento de ecossistemas de hidrogênio

Para alcançar a ampla utilização de sistemas de células de combustível, é fundamental estabelecer ecossistemas de hidrogênio que incluam o suprimento de hidrogênio. A Honda tem apoiado a expansão de redes de estações de hidrogênio no Japão, participando da Japan Hydrogen Station Network Joint Company (Japan H2 Mobility JHyM) e na América do Norte, apoiando os negócios de estações de hidrogênio como Shell e FirstElement Fuel.

Daqui em diante, como uma nova área, a Honda terá um papel ativo no estabelecimento de ecossistemas de hidrogênio centrados ao redor de estações estacionárias de energia e começando de onde a demanda para o hidrogênio existe. A Honda também participará proativamente de projetos organizados por governos locais e nacionais que utilizam grandes volumes de hidrogênio importado em portos e outros locais. Por meio dessas iniciativas, a Honda trabalhará para formar parcerias com empresas envolvidas nessa nova área.

No Japão, trabalhando para o estabelecimento de um ecossistema de hidrogênio, juntamente com a Marubeni Corporation e a Iwatani Corporation, a Honda começou a discutir as perspectivas para o abastecimento de hidrogénio e a utilização de veículos comerciais com células de combustível. Na Europa, a Honda está atualmente planejando testes de demonstração de um ecossistema de energia que combina energia renovável e hidrogênio.

Enquanto continua a fortalecer a colaboração e a coordenação com várias empresas na cadeia de valor do hidrogênio, a Honda continuará assumindo novos desafios com seriedade para expandir a utilização de hidrogênio.